É notória a importância do Brasil no cenário agrícola mundial, pela sua representatividade em culturas diversas como soja, milho, açúcar, proteínas de uma maneira geral. Essa importância é maximizada em projeções onde a população mundial ultrapassa nove bilhões de habitantes em algumas décadas, além disso, a falta de área de cultivo em outros países, e as instabilidades geopolíticas em diversas regiões do globo, transformam o Brasil no principal player global do agronegócio para o futuro. Para tanto, muito trabalho, desenvolvimento e pesquisa, deverão ser realizados para potencializar toda capacidade produtiva nacional.
No setor sucroenergético, que provê além do açúcar, uma das commodities mais importantes da história recente da humanidade; também traz o etanol como alternativa sustentável para demanda energética global, além de seu grande potencial de geração elétrica, através da queima do bagaço ou de produção de biogás.
Este desafio busca soluções para o aprimoramento da eficiência agrícola, tais como:
Matriz de causa e efeito produtividade do canavial – relação entre variedade, solo, condições climáticas, adubação, manejo;
Ponto de reforma do canavial – definição de quadro ótimo para renovação do canavial – considerando planejamento de produção de açúcar e etanol – necessidade de matéria-prima, produtividade agrícola – canavial, e ponto econômico;
Manejo de Ervas Daninhas – Identificação de ervas através de imagem (tipo, espécie, estagio de crescimento, local georreferenciado), recomendação do produto para determinada situação, recomendação do melhor equipamento para determinada situação e avaliação da eficiência de controle.