Confira os temas e desafios do Dabi Start Me Up

Os desafios são dores de mercado reais identificadas no cotidiano das empresas madrinhas e transformadas em temas. Ajudam as startups a entenderem mais sobre o direcionamento do programa e os critérios de avaliação das aplicações.

Entenda mais sobre os 3 temas e inscreva-se:

Agronegócio

É notória a importância do Brasil no cenário agrícola mundial, pela sua representatividade em culturas diversas como soja, milho, açúcar, proteínas de uma maneira geral. Essa importância é maximizada em projeções onde a população mundial ultrapassa nove bilhões de habitantes em algumas décadas, além disso, a falta de área de cultivo em outros países, e as instabilidades geopolíticas em diversas regiões do globo, transformam o Brasil no principal player global do agronegócio para o futuro. Para tanto, muito trabalho, desenvolvimento e pesquisa, deverão ser realizados para potencializar toda capacidade produtiva nacional.

No setor sucroenergético, que provê além do açúcar, uma das commodities mais importantes da história recente da humanidade; também traz o etanol como alternativa sustentável para demanda energética global, além de seu grande potencial de geração elétrica, através da queima do bagaço ou de produção de biogás.

Este desafio busca soluções para o aprimoramento da eficiência agrícola, tais como:

Matriz de causa e efeito produtividade do canavial – relação entre variedade, solo, condições climáticas, adubação, manejo;

Ponto de reforma do canavial – definição de quadro ótimo para renovação do canavial – considerando planejamento de produção de açúcar e etanol – necessidade de matéria-prima, produtividade agrícola – canavial, e ponto econômico;

Manejo de Ervas Daninhas – Identificação de ervas através de imagem (tipo, espécie, estagio de crescimento, local georreferenciado), recomendação do produto para determinada situação, recomendação do melhor equipamento para determinada situação e avaliação da eficiência de controle.

A 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26) trouxe avanços e decepções. Segundo especialistas, avanços aconteceram, mas não na velocidade necessária.

Focando nos avanços, a questão do mercado de carbono deu passos adiante, com a regulamentação dessa ferramenta, permitindo que países emissores cumpram suas metas adquirindo cotas de países que conseguem sequestrar gases de efeito estufa. Com isso, o mercado voluntário de Carbono ganha força.

Entretanto, o grande problema hoje é que há mais interessados em comprar Crédito de Carbono para reduzir ou neutralizar suas emissões, do que Crédito de Carbono disponível para ser comercializado.

Ainda existe uma grande dificuldade em identificar potencial de carbono, tanto de fontes florestais, como aqueles oriundos de processos produtivos, como a Agricultura por exemplo. Além disso, o processo de certificação para que esses créditos de carbono sejam “comercializáveis” é bem desafiador. Precisamos endereçar esses pontos para viabilizar a escalada desse mercado.

Outro ponto relevante é levar o mercado de carbono até as pessoas físicas, criando instrumentos de compensação de pegada de carbono de forma efetiva e que realmente contribua para o meio ambiente. Precisamos de soluções que associem o consumo consciente com o mercado de carbono! Isso certamente criará um movimento sem volta que pode contribuir muito com o equilíbrio das emissões de carbono!

Tudo isso é motivo de sobra para que mentes brilhantes trabalhem para associar tecnologia na busca de soluções para esses desafios!

Você tem uma Startup com uma solução que endereça esse contexto? Venha falar com a gente!!!

A crise dos insumos agrícolas faz parte, hoje, da realidade do agronegócio mundial. As altas substanciais registradas nos preços, desde o início da pandemia da Covid-19, e a possibilidade de falta de fertilizantes, defensivos e outros insumos, estimulam a procura por alternativas viáveis, além da crescente utilização de insumos biológicos, com foco na sustentabilidade agrícola.

Neste contexto, junta-se o fato de que a agropecuária, em seu processo produtivo, gera grande quantidade de resíduos orgânicos, vistos como passivos ambientais na maior parte dos casos. Porém, estes mesmos resíduos podem ser usados como matéria-prima para produção de biocombustíveis, bioprodutos e biomateriais, naquilo que se convencionou chamar de economia circular.

Não há dúvidas de que este caminho promissor contribuirá, de forma significativa, para as demandas ambientais aumentando a eficiência e sustentabilidade agroindustrial brasileira. E para acelerar este processo evolutivo, estamos em busca de soluções que otimizem o uso de resíduos, com foco na geração de novas alternativas!

Você faz parte desse grupo? Bora falar com a gente!!!

Entretenimento

Com pandemia de COVID-19 e as medidas restritivas que se fizeram necessárias, diversas indústrias foram fortemente impactadas, entre elas a Indústria do Entretenimento (shows e eventos) e Live Marketing (ações de marketing com contato direto com o cliente). Esse fenômeno forçou a aceleração do processo de digitalização das empresas desses segmentos, obrigando-as a adaptar seus modelos de negócio e buscar soluções digitais ou híbridas.

Porém, mesmo com o afrouxamento das medidas restritivas e avanço da vacinação, essas estratégias de Live Marketing devem se alinhar a consumidores que mudaram e estão mais digitais do que nunca. Com a busca pelo entretenimento se expandindo cada vez mais em nosso dia a dia – de grandes eventos até vídeos de 15 segundos ofertados por redes sociais – expandiu-se um mercado baseado em experiência e venda de publicidade.

Por isso, com essa nova realidade pós-pandemia, buscamos soluções aplicáveis ao mercado de Entretenimento e Live Marketing que aproveitem o melhor do mundo híbrido e potencializem a experiência do consumidor seja em pontos de venda, rua ou eventos. Além disso, com a perspectiva do fomento ao metaverso, personagens digitais influenciando pessoas reais e eventos presenciais voltando com força total, buscamos soluções que possam explorar esse potencial ao gerar experiências integradas do sofá de casa até um show para milhares de pessoas.

A indústria cultural, em especial a da música, sempre teve uma relação muito próxima com a tecnologia. Desde os primeiros equipamentos de gravação de sons até os mais modernos computadores e softwares que permitem que qualquer pessoa tenha um estúdio musical completo dentro do seu quarto, a indústria da música muda e se transforma a cada ciclo de transformação digital que passamos.

E isso se fez ainda mais notório nos últimos 20 anos. Com o advento das tecnologias digitais a indústria da música passou por uma verdadeira revolução, que barateou os meios de produção e distribuição de música, permitindo que artistas criem suas obras em casa, sem a necessidade da estrutura de uma gravadora. Por outro lado, o público passou a ter uma oferta muito maior conteúdo musical gratuito, podendo escolher os estilos e artistas com quem mais se identifica, e estando apto a consumir uma variedade muito maior de música do que era oferecido há décadas atrás através dos veículos de mídia e grandes gravadoras.

Nesse cenário, surgem cada vez mais Startups relacionadas à Música e Tecnologia. Esse desafio busca Startups cujos produtos e serviços possibilitem aproximar ainda mais a oferta (artistas e produtores) e a demanda (público) de conteúdo musical através da tecnologia.

Esportes, filmes e música derivam valor com base em parte no tamanho e na força de sua base de fãs.

Tokens de criptografia e redes blockchain permitem que os fãs possuam ativos de suas marcas favoritas. Os tokens de fãs podem ser programas de recompensas para assentos na primeira fila, mercadorias exclusivas e experiências únicas, e se bem estruturados, podem ser muito mais poderosos do que isso – direcionando decisões importantes para uma marca ou criador e ganhando parte dos lucros caso a marca aumente em valor ao longo do tempo.

As redes blockchain oferecem novas maneiras de rastrear propriedade, licenciamento e royalties por meio de contratos inteligentes ou acordos de autoexecução com termos escritos diretamente em linhas de código.

Um contrato inteligente, por exemplo, pagaria automaticamente a um artista quando sua música fosse transmitida ou simplesmente rastreia o número de vezes que as pessoas compartilham conteúdo online, preservando-o em um banco de dados público compartilhado.

Esse desafio busca soluções disruptivas para ampliar e tornar efetiva a relação entre os fãs e suas marcas favoritas, e também proporcionar que os artistas sejam remunerados ou reconhecidos através de mecanismos inteligentes e confiáveis.

Mobilidade, crédito & pessoas

O conceito de transporte como serviço está ganhando popularidade à medida em que se amplia a utilização de modelos de negócios de plataforma, evitando que os clientes precisem assumir os custos integrais da propriedade tradicional de ativos.

Parte do atrativo para os consumidores de transporte como serviço é que eles não precisam fazer uma grande compra para possuir um veículo. Em vez disso, eles podem pagar pelo uso de um veículo com todos os custos incluídos, tais como seguro, manutenção e impostos.

Esse desafio busca soluções inovadoras em modelos e formas de geração de receitas que possam fortalecer o posicionamento competitivo das empresas e proporcionar uma experiência ainda melhor para os consumidores.

Grande parte dos mecanismos de avaliação de crédito se concentra apenas em indicadores financeiros tradicionais, como receita ou despesas mensais. No entanto, inteligência artificial mais sofisticada, big data ou métodos automatizados que surgem como resultado de dados aprimorados, podem proporcionar avaliações baseadas em características comportamentais ou pessoais.

Processos automatizados baseados em comportamento e não apenas em dados demográficos tendem a apresentar resultados mais justos e facilidade para o acesso ao crédito ou financiamento de produtos e serviços.

Buscamos soluções inovadoras e criativas que permitam gerenciar o compartilhamento de propostas de crédito entre Cooperativas, ou que facilitem a venda financiada de veículos para clientes de concessionárias.

A pandemia global condensou uma década de transformação digital em poucos meses. À medida em que a tecnologia se acelera e os modelos de negócios mudam com velocidade, as empresas precisam de uma força de trabalho cada vez mais ágil que possa adaptar seus conjuntos de habilidades e capacidades.

A nova corrida da transformação digital está relacionada ao desenvolvimento e integração de talentos e a agilidade na conexão e transformação dos dados em insights direcionadores para o negócio.

Atrair, contratar e proporcionar um ambiente favorável ao desenvolvimento é fundamental, pois as pessoas estão no centro de toda transformação e são elas que permitem que as empresas entreguem o seu propósito.

Esse desafio busca soluções que otimizem os processos de recrutamento, onboarding, avaliação de desempenho, upskilling e integração entre pessoas, oferecendo uma experiência positiva aos envolvidos, permitindo que as empresas obtenham resultados sustentáveis sem perder a sua essência e princípios, gerando ainda mais confiança entre seus colaboradores e credibilidade no mercado.

As inscrições para a primeira edição estão encerradas.

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